Pular para o conteúdo

Conheça os Diferentes Tipos de Marketing

Conheça os Diferentes Tipos de Marketing

Olá, aqui é o Fernando. No artigo de hoje vou te ensinar os diferentes tipos de marketing que existem, confira abaixo.

O aumento da complexidade do ambiente e as rápidas mudanças tecnológicas, econômicas, sociais e competitivas levaram as empresas a criar primeiro, e depois fortalecer, a função de marketing. Existem 3 tipos de marketing, pode ser chamado também de três fases: marketing passivo, marketing organizacional e marketing ativo.

Tipos de Marketing – Marketing passivo

As organizações de marketing passivo sobrevivem em um ambiente caracterizado pela escassez de oferta. A capacidade de produção disponível é insuficiente para as necessidades do mercado e, portanto, a demanda é superior à oferta.

Este tipo de situação económica é característico da revolução industrial:

As necessidades são básicas e conhecidas e o ritmo da inovação tecnológica é fraco. Nesse ambiente, o marketing tem um passo importante no crescimento.

MKT Ativo

Então, este é mais um dos Tipos de Marketing, nessa fase, reforça-se o papel do marketing estratégico na empresa.

Caracteriza-se pela orientação da empresa para o marketing, sendo a satisfação das necessidades dos consumidores o objectivo prioritário das organizações.

Essa evolução é causada por três fatores: progresso tecnológico, saturação e maturidade do mercado e crescente internacionalização.

I. Progresso tecnológico

Este período tem sido um período de inovação, extensão, exploração e modificação da tecnologia. A difusão do progresso tecnológico é acelerada como resultado de uma generalização e sistematização da pesquisa. A difusão do progresso tecnológico é generalizada entre setores, empresas e países.

II. A saturação do núcleo básico do mercado

Em primeiro lugar, a crescente competição pelos maiores segmentos populacionais e a saturação da demanda por produtos correspondentes às necessidades básicas contribuem para modificar o marketing. As empresas têm que realizar estratégias de segmentação de mercado e produtos diferenciados para adequá-los às necessidades de grupos específicos de consumidores. Utilizando diferentes tipos de marketing.

Veja Também: Como vender infoprodutos como afiliado

Então, os mercados são fragmentados e as empresas visam segmentos periféricos investigando as necessidades e preferências específicas de diferentes. Grupos populacionais. A competição pelo core do mercado dificulta que empresas com produtos pouco diferenciados voltados para um público de massa obtenham retornos.

As empresas nesta fase desenvolvem estratégias de segmentação lançando ofertas comerciais mais específicas para grupos menores de consumidores. Então as estratégias de segmentação exigem um conhecimento mais exato do mercado e um maior uso de técnicas de pesquisa de mercado.

III. A internacionalização dos mercados

Então a redução das barreiras alfandegárias, técnicas e culturais. estão causando um rápido aumento no comércio mundial. A liberalização das bolsas aumenta a concorrência global que as empresas enfrentam. A crescente internacionalização dos mercados produz ameaças e oportunidades para as empresas, afetando a sua posição competitiva e confrontando-as com um mercado global.

Então, as grandes mudanças no ambiente de várias empresas e setores exigem as empresas a mudar suas estratégias e mudar a sua gestão.   Mudanças tecnológicas, culturais, sociais, econômicas e competitivas fazem as empresas a buscar novas prioridades.

A) Reestruturação do portfólio de atividades.

Então as empresas, especialmente as europeias, para manterem a sua competitividade e rentabilidade, têm de apostar em atividades de maior valor acrescentado. As empresas que desejam continuar competindo precisam melhorar a sua organização e sua tecnologia.

B) Marketing personalizado.

Certamente, nas sociedades avançadas, os consumidores exigem soluções personalizadas e adaptadas às suas necessidades e problemas específicos.

C) Orientação para a concorrência.

Então em mercados maduros e estagnados, a concorrência se intensifica e torna se mais necessário monitorá-la e analisá-la.

D) Desenvolvimento dos sistemas de pensões.

Em um ambiente em mudança e turbulento, a empresa deve fortalecer sua capacidade de adaptação.

E) Mercado global.

A internacionalização da economia e o aumento da concorrência internacional geram oportunidades e ameaças.

F) Marketing responsável.

As empresas assumem a responsabilidade pelas consequências de suas ações no meio ambiente e nos diversos grupos populacionais afetados.

G) Orientação para o mercado.

Certamente, toda a empresa tem que estar ciente da importância do consumidor na existência, rentabilidade e crescimento da empresa.

Então nos últimos anos, desenvolveu-se o conceito de Marketing Estratégico, que completa e antecede o Marketing Operacional.

Então a necessidade de informação sobre oportunidades de mercado e do ambiente para potenciar as capacidades distintivas da organização, fazem triunfar a filosofia empresarial do Marketing.

Toda a empresa, e não um departamento tradicional, deve ser orientada para o mercado. O conceito clássico de departamento de marketing é claramente insuficiente e deve ser substituído para que toda a organização se torne orientada para o mercado.

Nas organizações, nesta perspectiva, podemos distinguir dois grupos de funções:

A) MKT Estratégico.

O ambiente competitivo exige a análise das oportunidades e ameaças do mercado, bem como o posicionamento competitivo da organização nos diferentes mercados e segmentos.

Então, a empresa, com base nas suas capacidades e recursos distintivos, irá formular uma estratégia que lhe permita adaptar-se ao ambiente competitivo.

Veja Também: Como Multiplicar Dinheiro

B) MKT Operacional.

É responsável por desenhar e executar o plano de marketing-mix, de acordo com a estratégia formulada, desenhando, colocando em prática e controlando a oferta feita ao mercado. A importância desses grupos de funções depende do grau de desenvolvimento e competição do setor e do tipo de organização.

Dependendo do nível hierárquico dos administradores ou da unidade organizacional a que pertencem, as suas funções terão uma maior componente estratégica ou operacional.

Então, no nível corporativo superior, o papel do marketing é orientado para funções estratégicas, analisando e decidindo em relação às diferentes unidades de negócios e a atratividade de novos mercados de negócios, a coordenação entre as unidades da corporação e a orientação da corporação para o consumidor.

Em conclusão o nível funcional, a oferta lançada no mercado é desenhada e coordenada, e são desenvolvidos esforços para maximizar a produtividade dos recursos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.