Pular para o conteúdo

Qual A Função do Gerente de Marketing?

Qual A Função do Gerente de Marketing

Olá, aqui é o Fernando. No artigo de hoje vou te ensinar a função principal do gerente de marketing. Confira no artigo abaixo.

Com base nas informações e em sua experiência, o gestor se depara com múltiplas alternativas ou opções que deve avaliar.

Em primeiro lugar as alternativas ou cursos de ação selecionados implicam a execução de determinadas ações e alguns resultados.

Em seguida a função de controle é responsável por medir os resultados das ações e compará-los com os objetivos. O resultado da comparação fornece novas informações que permitem que você tome novas decisões e ações corretivas no seu caso.

Do ponto de vista funcional, a gestão de marketing realiza tarefas de análise, planejamento, organização, execução e controle:

1) Análise Gerente de Marketing

Em primeiro lugar a informação é o instrumento que os gestores têm para melhorar a tomada de decisão. Num ambiente em mudança, competitivo e turbulento, a informação torna-se essencial para responder rapidamente. Ás exigências do mercado. Então a necessidade de uma adaptação contínua da empresa ao ambiente exige um sistema de informação comercial eficiente.

Em seguida o sistema de informações de negócios liga a organização ao seu ambiente de mercado, inclui a especificação, coleta, análise e interpretação de informações para ajudar a administração a entender o ambiente, identificar problemas e oportunidades e desenvolver e avaliar cursos de ação de marketing.

Então a análise do ambiente permite potencializar as oportunidades de negócios das empresas, desenvolvendo vantagens competitivas sustentáveis. Da mesma forma, é necessário conhecer os pontos fortes e fracos da empresa, a fim de gerenciar os recursos disponíveis, com os quais a gestão de marketing se encontra para enfrentar o mercado selecionado de forma competitiva.

Veja Também: 10 Mudanças Para o Sucesso

2) Planejamento e organização

Então o planejamento especifica as políticas empresariais e seleciona as linhas de ação que orientam a atividade empresarial.

3) Execução Gerente de Marketing

Então a organização interna dos serviços de marketing deve atender aos seguintes requisitos:

I. Coerente com o tipo de estrutura organizacional adotada pela empresa.

II. Deve permitir que os objetivos e a estratégia de marketing sejam executados com a máxima eficiência.

III. A distribuição funcional das atividades deve ser conciliada com uma orientação para produtos, áreas geográficas e mercados.

4) Controle

Então o objetivo de todo controle é garantir o cumprimento efetivo dos objetivos. A implementação de um sistema de controle permite a visualização rápida e adequada da situação, no momento certo, com o menor investimento e esforço. É possível distinguir quatro níveis possíveis:

I. O controle do plano anual que verifica os resultados obtidos em relação ao estabelecido no plano de marketing.

II. Controle de rentabilidade, que tenta medir a rentabilidade dos diferentes produtos, territórios, clientes ou canais de distribuição, para determinar quais atividades promover e quais devem ser reduzidas ou eliminadas.

III. Controle de eficiência, que busca medir a eficiência obtida pela empresa por meio da força de vendas, propaganda, promoção e distribuição.

Em conclusão o controle estratégico se concentra em revisar a eficácia da função estratégica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.